O motociclista Ricardo Gonçalves de Freitas, 21, socorrido em estado grave após atropelar uma vaca em Ribeirão Preto, recebeu alta do hospital. Ele estava internado no Hospital das Clínicas Unidade de Emergência (HC-UE), no Centro, e deixou a unidade na segunda-feira (17), às 9h52, informou a assessoria.
O acidente foi no último dia 7 de outubro (sexta-feira) na avenida Antônia Mugnato Marincek, no bairro Ribeirão Verde, na região Leste da cidade. Segundo a Polícia Militar (PM), o jovem seguia sentido bairro-Centro e não conseguiu desviar do animal que atravessou a via. Ricardo foi socorrido inconsciente pelo Corpo de Bombeiros.
VEJA TAMBÉM
Inmet publica alerta de chuvas intensas para região de Ribeirão Preto
Filarmônica da USP realiza apresentação gratuita em Ribeirão Preto
A vaca teve uma fratura na pata e foi encaminhada a um sítio para ser avaliada por um médico-veterinário, conveniado ao município. O acidadeon ainda tenta confirmar se o animal precisou ou não ser sacrificado. O dono do bovino foi localizado e notificado pela Prefeitura. Um boletim de ocorrência também foi registrado contra o homem, por ser um problema reincidente.
O que diz a lei
De acordo com a Lei nº 13.679, de 2015, que dispõe sobre a guarda responsável e o bem-estar dos animais de médio e grande porte, o guardião flagrado desobedecendo ou descumprindo os deveres e obrigações estabelecidos na lei, será multado no valor de até 37 UFESPs (aproximadamente R$ 1,2 mil). Ainda, o artigo 16 da Lei proíbe a criação e a manutenção de animais de espécie suína, bovina, ovina e caprina em zona urbana.
Serviço de recolhimento
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio de uma empresa terceirizada, realiza o recolhimento dos animais na rua. O trabalho é realizado com o apoio da população, que pode denunciar pelos telefones 0800 8871511 e 9 9178 3000.
Além de recolher o animal, a Pasta explica que a equipe avalia o estado de saúde do animal, faz a microchipagem, e também tenta verificar a propriedade dele e destinação adequada nos casos em que os donos não fazem o resgate.