Um motorista teve o carro danificado na manhã deste sábado (5) ao atropelar um cavalo solto pela avenida Thomaz Alberto Whately, em frente ao aeroporto Leite Lopes, na zona Norte de Ribeirão Preto. O condutor não ficou ferido e o animal correu e não foi localizado.
O motorista, que não quis ser identificado, contou que se deparou com oito cavalos cruzando a pista, quando atingiu um deles.
“Do nada, eles saíram correndo assustados de dentro do aeroporto. Na hora que vi estava em cima, não deu para desviar e fazer muita coisa. Felizmente, graças a Deus, não teve dano pessoal e o cavalo não deve ter se machucado também, pois, após o impacto, ele saiu correndo junto com os demais. “, disse.
O condutor contou que ainda andou pela região para ver se localizava os cavalos ou um responsável pelos animais, mas não conseguiu encontrar.
“Fica o prejuízo e a frustração, porque é comum ver esses animais soltos nas ruas e não tem recolhimento, não tem punição”, lamentou.
O motorista foi orientado pela PM (Polícia Militar) e deverá registrar um boletim de ocorrência na base da Lagoinha, na zona Leste.
O que o dizem aeroporto e prefeitura
A Rede Voa, do aeroporto Leite Lopes, negou que os cavalos saíram da zona aeroportuária. Ainda conforme a empresa, é comum animais transitando pela ruas no entorno e isso seria questão de segurança da região e não da parte interna do aeroporto.
Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ribeirão Preto disse, por meio de nota, que acionou a empresa responsável por recolher os animais soltos em vias públicas.
“O munícipe que se deparar com um animal de grande porte solto em via pública, deve fazer a denúncia pelos telefones 0800 8871511 e 99178-3000. A empresa recolhe o animal, avalia o seu estado de saúde, faz a microchipagem, além de verificar a propriedade e destinação adequada nos casos em que os proprietários não fizerem o resgate do animal”, disse, em nota.