O rio Pardo inundou vários ranchos no distrito de Jurucê, na região de Ribeirão Preto. Os moradores desses ranchos encaminharam alguns vídeos para a redação na manhã deste domingo (15). Eles relatam que a água subiu cerca de um metro nas últimas 24 horas.
Além dos prejuízos por danos aos imóveis, os rancheiros relatam preocupação com animais, como galinhas. A água também já está danificando eletrodomésticos e móveis. A previsão do tempo, porém, mostra que a chuva deve continuar nos próximos dias (saiba mais aqui).
“Operador Nacional do Sistema Elétrico autorizou as empresas a efetuarem uma maior vazão das comportas do Sistema das Hidrelétricas do rio Grande e do rio Pardo, aumentando os seus níveis. A abertura das comportas da Usina Hidrelétrica Limoeiro, em São José do Rio Pardo, poderá impactar consideravelmente o nível do Rio Pardo nas imediações do nosso Município. A Comissão Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Jardinópolis alerta toda a população, principalmente a rancheira, pedindo cautela e atenção”, informou a Prefeitura de Jardinópolis, responsável pelo distrito de Jurucê.
VEJA TAMBÉM
Cometa se aproxima da Terra e ficará visível; Entenda a situação
Ribeirão Rock Series anuncia datas e confirma atrações
Clube fechado
O Clube de Regatas, que fica no início da rodovia Candido Portinari, ao lado do rio Pardo, anunciou neste sábado (14) que vai fechar por tempo indeterminado. O motivo é a cheia do Pardo, que já chegou até as áreas sociais do clube.
Na região do Regatas, o Pardo está entre 3 e 4 metros mais alto que o normal para o período. Janeiro de 2023 é o janeiro mais chuvoso em 16 anos.
Comunicado
A Prefeitura de Serra Azul, outra cidade da região que fica próxima ao rio Pardo, divulgou um comunicado no sábado (14), dizendo que a Defesa Civil está monitorando a situação e pediu atenção aos rancheiros.
“Os moradores que residem nas imediações ou que possuem propriedades estão sendo orientados da necessidade de redobrarem a atenção. As barragens das hidrelétricas de Caconde e Limoeiro estão com vazão elevada e as comportas estão sendo abertas de forma gradativa para a liberação das águas em excesso”, alertou a Defesa Civil de Serra Azul.
LEIA MAIS
Ribeirão Preto recebe festival sertanejo em 2023; Veja as atrações