Uma mulher de 61 anos aguarda há quase uma semana a transferência para um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid em Ribeirão Preto. Segundo as filhas da paciente, Rita Conceição Bezerra precisou ser intubada.
LEIA MAIS – Ribeirão: Cai liminar que obrigava transferência de pacientes para UTIs
A mulher está internada na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central, um dos Polos Covid da cidade. De acordo com a filha Raquel Bezerra, os médicos informaram que a transferência para um hospital é apontada como prioridade, mas ainda aguarda pela liberação de uma vaga.
“Ela está intubada desde o dia 31 (maio). Ela precisa de uma transferência urgente”, disse Raquel, em contato com a reportagem. A família da mulher, inclusive, já solicitou ajuda para Defensoria Pública para tentar a vaga no hospital via judicial.
‘Decisão dos médicos’
Por meio de nota, a secretaria da Saúde informou que a ordem de transferência dos pacientes é decisão dos médicos que estão atuando na linha de frente e da disponibilidade de leitos nos hospitais.
Por isso, o município afirma que não pode interferir na ordem, para não prejudicar as pessoas da fila. A pasta ainda informou que todos os pacientes que estão aguardando a vaga recebem o tratamento adequado.