O Detran-SP multou 27 motoristas da região de Ribeirão Preto por terem se recusado a realizar o teste do bafômetro, no mês de dezembro. As blitze da Operação Direção Segura foram registradas em Brodowski e Jardinópolis nos dias 1º e 8 deste mês.
Em Jardinópolis, a operação foi realizada na avenida Prefeito Newton Reis e abordou 772 veículos. A iniciativa contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Na ocasião, nove motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro e outros três foram flagrados por estarem dirigindo sob efeito de álcool. Na ação, os agentes ainda registraram um condutor cometendo crime de trânsito.
Já em Brodowski, a blitz aconteceu na praça Martin Moreira, onde 372 veículos foram abordados. No local, 14 motoristas foram autuados após terem se recusado a realizar o teste do bafômetro.
Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.
Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito.
Se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
VEJA TAMBÉM
Operação contra o tráfico apreende carros de luxo em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.