As negociações entre Ucrânia e Rússia serão retomadas nesta terça-feira (15), garantiu o assessor da presidência ucraniana, Mykhailo Podolyak, que participa das tratativas. Nesta segunda (14), quando o conflito entrou em seu 19º dia, houve uma “pausa técnica” nas conversas, publicou Podolyak no Twitter.
VEJA TAMBÉM: Guerra: 1,6 milhão de refugiados ucranianos entraram na Polônia
Foi a quarta rodada de negociação oficial para discutir um cessar-fogo entre os dois países. “Uma pausa técnica foi feita nas negociações até amanhã [terça, 15 de março]. Para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimento de definições individuais. As negociações continuam…”, escreveu Podolyak.
Invasão
As forças russas permitiram que um primeiro comboio de carros escapasse da cidade sitiada de Mariupol, na Ucrânia, nesta segunda-feira (14), após 10 dias de tentativas malsucedidas de evitar as mortes de civis sob bombardeis.
A cidade portuária no sudeste ucraniano, totalmente cercada por soldados russos desde a primeira semana da invasão, tem sofrido o pior impacto humanitário da guerra, com centenas de milhares de pessoas se abrigando em porões, sem comida ou água.
Autoridades ucranianas dizem que 2.500 civis morreram já na cidade. A contagem não pôde ser confirmada de maneira independente. A Rússia nega que tenta atingir civis.