O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), afirmou disse que o lockdown, adotado pelo município entre os dias 17 e 21 de março ajudou no combate ao novo coronavírus (covid-19), mas afirma que os hospitais da cidade ainda estão pressionados no atendimento dos pacientes.
LEIA MAIS – Prefeitura vai reavaliar decreto da quarentena nesta terça
Para o chefe do executivo, em entrevista para EPTV, o município precisa de mais tempo para diminuir a pressão nos atendimentos nos Polos Covid e nos pronto-atendimento. “Já sentimos uma queda no número de pessoas procurando por estarem doentes esses pronto-atendimentos e os dois polos covid”, disse na entrevista.
Nesta segunda-feira (29), a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados para pacientes com covid-19 chegou a 95%. Por isso, o município deve prorrogar as regras da fase emergencial na cidade – leia mais aqui.
“Amanhã nós vamos publicar outro decreto estendendo também as regras da fase emergencial da forma como ela está hoje aqui em Ribeirão Preto. Portanto, no domingo, com algumas restrições a mais, para que possamos ter um equilíbrio entre as regras estaduais e as regras municipais”, declarou Nogueira para EPTV.
De acordo com ele, o comércio deve continuar funcionando apenas por delivery e drive-thru e aos domingos poderão abrir apenas os serviços considerados essenciais, como postos de gasolina e serviços de emergência.