O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), comentou nesta segunda-feira (22) a sua participação em um consórcio de prefeitos, montado no Estado de São Paulo, que quer agilizar a compra de vacinas contra a covid-19.
De acordo com o Chefe do Executivo, o objetivo da ação é aumentar a angariação de 20 milhões de doses para que a população possa ser imunizada antes do cronograma estipulado pelo governo paulista.
“Conforme o agendamento que está sendo feito, a imunização do 80 milhões de brasileiros será feita com a entrega das vacinas até junho. A vacinação, portanto, será até agosto. Nós queremos antecipar alguns lotes para antecipar, também, a vacinação”, explicou.
A medida, que ainda não teve retorno definido, foi lançada depois que o Ministério da Saúde determinou que as unidades estocadas para a segunda aplicação da Coronavac sejam utilizadas pelos municípios neste momento e transformadas em primeiras doses.
Em Ribeirão Preto, porém, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não tem estoques.
Segundo a pasta, os imunizantes de primeira e segunda etapa são distribuídos pelo Estado conforme o calendário pré-definido. As últimas pessoas que receberam a vacina contra o novo coronavírus tinham entre 73 e 74 anos.
Idosos mais velhos que essa faixa etária e profissionais da Saúde também foram vacinados.