Com a chegada de uma nova frente fria nesta semana, o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Ribeirão Preto, vai funcionar como um albergue emergencial, no dia 28 de julho a 4 de agosto. Em seu site, a Prefeitura de Ribeirão Preto está chamando a situação de ‘a maior frente fria do século’.
A medida faz parte de uma estratégia da Secretaria da Assistência Social (SEMAS) para ampliar o número de pessoas atendidas. “Além da Cetrem, nós vamos abrir um albergue emergencial no Centro Pop. As pessoas vão receber não só alimentação, mas também um kit frio”, disse a chefe da Pasta, Renata Correa Gregoldo.
A SEMAS firmou parcerias com grupos solidários da cidade que vão contribuir com fornecimento de alimentos aos moradores atendidos. Além do Centro Pop, Ribeirão Preto tem o Complexo Cetrem (Central de Triagem ao Migrante, Itinerante e Morador de Rua). O local acolhe no sistema de pernoite homens e mulheres com idades acima dos 18 anos e oferece café da manhã e jantar.
As equipes que fazem o trabalho de abordagem aos moradores em situação de rua também serão ampliadas, informou Renata. “A partir de quarta-feira, vamos colocar mais uma equipe nas ruas, uma equipe noturna para garantir mais abrangência territorial e rondas mais frequentes onde as pessoas costumar ficar”.
A força-tarefa conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade. A população que flagrar pessoas em situação de vulnerabilidade, pode fazer a denúncia pelos telefones 161, 0800-7730161 ou 3610-0687 (whatsapp).