Em Ribeirão Preto, o mês de novembro de 2023 foi considerado o mais quente dos últimos 20 anos, de acordo com um levantamento do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
Os registros do órgão apontam que o município registrou uma média de 34,5ºC durante o mês, o maior índice desde 2001, quando as medições começaram a ser realizadas na cidade.
Os registros do Ciiagro ainda mostram que, o dia 14 foi o mais quente de novembro deste ano, com um registro de 39,5ºC.
Por que tanto calor?
Nos últimos anos, os termômetros em Ribeirão Preto subiram cada vez mais. De acordo com o meteorologista Guilherme Alves, esse aumento aconteceu devido à influência do fenômeno El Niño.
“A própria Organização Meteorológica Mundial, lá em outubro de 2022, colocou, quando tinha a projeção de que 2023 teria o El Niño, já se tinha um medo muito grande em relação a ele, porque ele potencializa as temperaturas globais”, disse o especialista em entrevista à eptv.
Desde o começo do ano, foram oito ondas de calor, segundo o especialista. Ele ainda explica que a tendência é continuar esquentado.
“Teve uma [onda de calor] em setembro, muito intensificada, e outra em novembro. As temperaturas atingiram níveis significativos. A tendência, se a gente não mudar a nossa maneira e nos tornamos mais sustentáveis, é de que sigamos nessa linha de recorde de temperatura”.
VEJA TAMBÉM
Tudo sobre a chegada do Papai Noel no Centro de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
LEIA MAIS
Bolo de maçã fit: confira sobremesa com uva passa e especiarias