A construção do primeiro túnel de Ribeirão Preto, que vai ligar as avenidas Independência e Presidente Vargas, por baixo da avenida Nove de Julho, está paralisada por tempo indeterminado.
A construtora Contersolo, com sede no Paraná, que é responsável pela obra, interrompeu os trabalhos após o desligamento de cerca de 60 funcionários no mês de abril.
A empresa é a mesma que está construindo o viaduto da avenida Brasil, zona norte de Ribeirão Preto, obra que também está parada.
O que diz a prefeitura?
De acordo com a Prefeitura, a construtora solicitou um reequilibro financeiro nos valores da obra – uma revisão do contrato – em consequência da alta no preço do aço no mercado nacional.
O departamento jurídico da administração municipal ainda está analisando a proposta e não há nenhuma definição. A obra está licitada em R$ 19.882.700,02.
Apesar do impasse, a Prefeitura garante que já notificou a construtora para retomar os trabalhos, visando o interesse público.
Obra
O túnel integra o programa Ribeirão Mobilidade e terá 180 metros de extensão, oito metros de largura e duas faixas para quem vem da avenida Independência, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni, terminando na avenida Presidente Vargas, entre a João Penteado e a Eliseu Guilherme. A previsão é de que o dispositivo seja entregue em 2022.