O índice de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI´s) levou a região de Ribeirão Preto ao rebaixamento à fase laranja do Plano São Paulo. O ACidade ON tinha mostrado a situação na última quarta (saiba mais aqui).
Pelos números divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Governo de São Paulo, o único índice que coloca a região nesta fase mais restritiva é o que mede a ocupação de leitos. Segundo o Plano São Paulo, a região de Ribeirão tem 70,9% de ocupação. Entre 70% e 80% é índice de fase laranja.
Já no quesito de leitos disponíveis a cada 100 mil habitantes, a região de Ribeirão Preto tem índice de fase verde. Nos números de novos casos, novas internações e novos óbitos, os números da região são de fase amarela.
No entanto, como a ocupação de leitos de UTI tem um peso maior na determinação das fases do Plano São Paulo, ocorreu o rebaixamento da região à fase laranja.
Segundo o Governo de São Paulo, as regras da fase laranja entram em vigor na próxima segunda-feira (17). Ou seja, a região de Ribeirão Preto ainda permanece na fase amarela no sábado (16) e no domingo (17).
MAIS: Região de Ribeirão Preto é rebaixada à fase laranja do Plano SP