- Publicidade -
CotidianoOnda de calor: Você sabia que Ribeirão Preto já teve mar?

Onda de calor: Você sabia que Ribeirão Preto já teve mar?

Nas redes sociais, internautas brincam que o mar seria uma solução para onda de calor em Ribeirão Preto; Estudo mostra que há milhões de anos o oceano cobria o interior paulista

- Publicidade -

Com a onda de calor que Ribeirão Preto tem enfrentado, muitos internautas brincam nas redes sociais que o mar seria uma solução. Estudos apontam que essa situação já foi uma realidade no passado da Terra.

Um estudo feito por geólogos do Brasil e de Portugal comprovou, porém, que os amantes de praia apenas nasceram na época errada, porque há 260 milhões de anos a região de Ribeirão Preto – e boa parte do interior paulista – era inundada pelas águas de um mar.

- Publicidade -

O estudo foi publicado pelo acidade on em série de reportagens sobre os 167 anos de Ribeirão Preto no último mês de junho*. O chamado Mar Irati teve cerca de 1 milhão de km².

A descoberta foi publicada em 2017 e colocou as formações geológicas da nossa vizinha cidade de Santa Rosa do Viterbo no mapa dos patrimônios geológicos do Estado de São Paulo junto com outros 141 pontos em 82 cidades paulistas.

VEJA TAMBÉM

Turismo: Seis opções de lazer na região de Ribeirão Preto para espantar o calor

Previsão: Pico da onda de calor no interior de SP se aproxima

- Publicidade -

Os pesquisadores encontraram na cidade uma mina de calcário com presença de “estromatólitos”, nome dado aos sedimentos de microalgas de águas rasas que confirmam a presença de um mar nessa área. Santa Rosa, porém, tinha um campo gigante dessas microalgas sedimentadas, com formações de até 3 metros de altura, algo muito raro e que torna a descoberta única no mundo.

Interior de São Paulo era alagado pelo Mar Irati
Mar Irati existiu há 260 milhões de anos (Foto: Reprodução)

Para nós, que vivemos os atuais dias de Sol em Ribeirão Preto, porém, ficou um outro presente natural dessa praia: é da mesma época a formação das rochas que protegem e filtram o Aquífero Guarani, abastecendo a cidade com uma das águas mais puras do planeta.

As descobertas sobre o “mar” no interior foram feitas por geólogos de universidades renomadas, incluindo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto Florestal e Instituto Geológico do Estado de São Paulo, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto de Ciências da Terra da Universidade do Minho, de Portugal. O objetivo era classificar os sítios geológicos pelo valor científico e risco de degradação. Veja mais do estudo clicando aqui.

Onda de calor

De acordo com o Climatempo, as temperaturas podem atingir os 41°C na próxima segunda-feira (25). Já que não tem mar, o acidade on preparou uma lista com seis opções de lazer na região de Ribeirão Preto para espantar o calor. Clique aqui e confira a reportagem.

*Reportagem publicada originalmente no dia 16 de junho de 2023, na série de matérias publicadas pelo acidade on nas comemorações dos 167 anos de Ribeirão Preto. Ao todo, foram publicados 24 conteúdos. A série falou sobre prédios históricos, de tradições, de números e de costumes dos moradores de Ribeirão Preto.

LEIA MAIS

Conheça os melhores destinos turísticos gastronômicos no Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -