- Publicidade -
CotidianoÔnibus elétrico será testado no transporte coletivo de Ribeirão

Ônibus elétrico será testado no transporte coletivo de Ribeirão

Fase de testes prevê operação em 3 linhas a partir da próxima segunda (17); prefeito estipula meta para mudança na composição da frota

- Publicidade -

 
A Transerp inicia a partir da próxima segunda-feira (17) o teste com um ônibus elétrico no transporte coletivo de Ribeirão Preto.   

A apresentação do veículo aconteceu na manhã desta quinta (13), na avenida Antônia Mugnatto Marinceck, zona Norte da cidade.

- Publicidade -

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o superintendente da Transerp, Marcelo Santos Galli,, além de Marcello Von Schineider, diretor da BYD Brasil, empresa fabricante do veículo elétrico.
 
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO

A fase experimental será em três linhas: Ribeirão Verde I (402), de 17 a 23/5; Jardim Cristo Redentor (808), entre 24 e 30/5; e Jardim Presidente Dutra (108), de 31/5 a 06/6.

“Os técnicos da Transerp e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto vão fazer os cálculos adequados para ver quantos ônibus a gente precisa com essas características, além do custo operacional para que possamos começar a fazer essa transição para uma modernidade sustentável, menos poluente e mais confortável para a população”, disse Nogueira em entrevista à rádio CBN Ribeirão. 
 
Características

O ônibus será testado com uma capacidade limite de 69 passageiros (24 sentados e outros 45 de pé), contando com ar-condicionado, tomadas USB e, futuramente, Wi-Fi, segundo o prefeito.

Ainda de acordo com Nogueira, um outro veículo elétrico deve chegar à cidade para também ser testado.

“Nós vamos receber, nas próximas semanas, um outro ônibus articulado que tem 22 metros de comprimento, que é o que a gente imagina que tem as melhores características para servir o trecho Norte-Sul, o principal eixo viário da cidade. Hoje, Ribeirão Preto possui, entre os ônibus alimentadores e convencionais, 356 veículos. Nós pretendemos fazer a mudança de pelo menos 1/3 da nossa frota nos próximos quatro anos”, afirmou. 
 
Aquisição

No evento, o chefe do Executivo também disse que os veículos elétricos poderão ser comprados pela prefeitura, mas que o custeio e a manutenção dos veículos poderão ser repassados ao Consórcio PróUrbano, responsável pela operação do transporte coletivo na cidade. (Com CBN Ribeirão) 

- Publicidade -
- Publicidade -
Ricardo Canaveze
Ricardo Canaveze
É repórter no portal ACidade ON Ribeirão Preto. Formado em Jornalismo pelo UNIFAE em 2003, tem uma experiência em editorias como Cotidiano e Polícia. Já atuou em emissoras de rádio no início da carreira na comunicação, a partir da década de 1990, e em jornais impressos como o A Cidade. Está no Grupo EP desde 2007.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -