- Publicidade -
CotidianoPaciente internado no HC-UE de Ribeirão Preto recebe visita de cão de estimação

Paciente internado no HC-UE de Ribeirão Preto recebe visita de cão de estimação

Jovem de 20 anos está internado no CTI do Hospital das Clínicas de Ribeirão; Essa é a 2ª vez que um cão visitou o tutor na unidade hospitalar

- Publicidade -

Um jovem de 20 anos, que está internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital das Clínicas Unidade de Emergência de Ribeirão Preto, recebeu uma visita especial esta semana. O cão de estimação, chamado Simba, foi levado até o hospital a pedido da família do paciente.

A visita, que não é comum na unidade hospitalar, emocionou não só os pacientes e familiares, mas os funcionários do local.

- Publicidade -

Para a avó do jovem que acompanhou o momento, esse reencontro entre tutor e cão foi importante nesta fase que enfrentam.

“Meu neto ama esse cachorro e tenho certeza de que um está sentindo a falta do outro. É um grude só [referindo-se ao neto e ao cão]. Eu tenho certeza de que meu neto gostou de ver o Simba”.

Segunda vez na história

Essa é a segunda vez na história do HC-UE Ribeirão Preto, que um cão visita o tutor na unidade hospitalar. O que para a médica intensivista, Júlia Batista de Carvalho, é uma etapa importante do tratamento, que vai além de cuidar da doença.

“É a segunda vez que a gente faz, mas o que vemos na literatura, o que a gente já entende sobre isso, é que existe um benefício grande para os pacientes. Não só para o paciente, até para os familiares. Então, isso é interessante acontecer e deixar acontecer. Permitir que isso aconteça com os pacientes”.

A médica ressalta, ainda, que faz parte da recuperação dos pacientes pensar não só no tratamento da doença em si, mas na questão emocional que a visita de um animal de estimação representa ao paciente.

“Às vezes, o paciente precisa disso e a família disse que ele gostaria disso. A gente não entende o que é a vida do paciente lá fora e a significância que isso tem para ele na recuperação”.

Estudos comprovam eficácia

Vários estudos e artigos científicos explicam os pontos positivos do contato entre o tutor e o animal de estimação, entre elas, a liberação de hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade.

- Publicidade -

De acordo com a assessoria do hospital, entre os estudos estão os de Nagasawa (2015), Odendaal e Meintjes (2003), Handlin (2011) e Miller (2009).

SAIBA MAIS

Fundação Educandário abre inscrições para novas vagas em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quem é o novo namorado de Mari Gonzalez?

- Publicidade -
Cristiane Zambroni
Cristiane Zambroni
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Extensão em Marketing Político/Campanha Eleitoral e em Estratégias de Marketing em Mídias Sociais.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -