Foi interrogado nesta quinta-feira (9), o frei Gustavo Trindade dos Santos, de 37 anos, acusado de atropelar um homem suspeito de furtar uma igreja na noite do dia 7 de maio (sábado), em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Em seu depoimento, ele sustenta que o jovem se jogou contra o carro.
De acordo com informações do portal G1, o frei foi ouvido por videochamada pelo delegado Valdir Oliveira, responsável pelas investigações. Ele estava acompanhado dos seus dois advogados. Durante o interrogatório, ele confirmou que havia terminado de celebrar um casamento, quando, na saída, escutou o alarme da casa paroquial e avistou Ângelo pulando o muro e fugindo do local.
VEJA TAMBÉM – Motorista acusado de atropelar mãe e filho em Ribeirão segue preso
Na sequência ele foi atrás do homem no carro e afirma que pediu para o suspeito parar, como não foi ouvido, encontrou um ‘caminho’ para fechar Ângelo e entrou na calçada. Segundo ele, nesse momento, Ângelo teria se jogado no carro, sendo assim, na versão dele, não houve atropelamento.
Sobre não ter prestado socorro, o frei alega que ficou com medo que o homem estivesse armado. Após o atropelamento, ele contou à polícia que foi até o convento onde morava, guardou o carro, que pertence à Diocese de Ourinhos, e viajou para Ribeirão Preto, onde reside sua família.
O caso
Ordenado em Ribeirão Preto em fevereiro de 2021, o padre é investigado por tentativa de homicídio qualificado. O atropelamento foi registrado por câmeras de segurança – veja o vídeo abaixo. Após o ocorrido, o frei não prestou socorro ao homem.
O suspeito do furto Ângelo Marcos dos Santos Nogueira teria ficado com graves sequelas. Ao portal G1, a defesa informou que ele já recebeu alta da Santa Casa de Ourinhos, mas não consegue se comunicar e andar. Ele está sendo investigado em liberdade pelo crime de furto.
A Polícia Civil chegou a pedir a prisão preventiva do padre em duas ocasiões, mas a Justiça negou depois que o Ministério Público (PM). recomendou o indeferimento. A justificativa foi de que o frei não oferece risco. Além da oitiva do padre, também está prevista a realização do exame de corpo de delito do investigado por furto, informou à Polícia.