A ONG Arco Íris vai realizar a primeira Parada Preta LGBTQIAP+, nos dias 26 e 27 de novembro, Praça Balão Parque Ribeirão, em Ribeirão Preto – o local fica na avenida Osvaldo Aranha, no cruzamento das avenida Luzitana com Monteiro Lobato. Novembro é o o mês da Consciência Negra, já que a data é celebrada no dia 20 de novembro. O evento é organizado pela ONG Arco-Íris e tem o nome de Parada Preta LGBTQIAP+.
O evento irá contar com rodas de conversa com a temática ‘Falando de Diversidade’ e a presença de artistas negros locais na programação. Para Fábio de Jesus Silva, presidente da ONG Arco-Íris, a primeira parada negra na cidade carrega uma grande importância para a comunidade,
“É a importância de um evento que vem para discutir uma pauta, que é de extrema importância, no momento em que a gente vive, em um momento em que a gente precisa de políticas públicas, que sejamos respeitados. A importância de a gente fazer essa primeira parada é mostrar para a sociedade que nós vamos empoderar a nossa comunidade da periferia para mostrar uma outra visibilidade e falar que o povo preto LGBT existe e resiste”.
“É muito bom estar de volta”, diz Ivan Lins sobre show com filho em Ribeirão
‘Juventude tem Concerto’: Veja data da apresentação da Sinfônica de Ribeirão
Onde será?
O evento acontece em dois dias, dia 26 e 27 de novembro, na Praça Parque Ribeirão (no balão da avenida Luzitana com a avenida Monteiro Lobato), zona Oeste de Ribeirão.
Programação
Data: 26/11
A programação do dia 26 é marcada por rodas de conversa com o tema “Falando de Diversidade”. Serão abordados três assuntos vivências, empregabilidade, políticas públicas. As rodas de conversa acontecem das 15h às 18h.
- ‘Quem Somos Nós?’ para falar sobre as vivências
- ‘Empregabilidade para a população LBGTQIAP+ preta da periferia’
- ‘Os avanços e os retrocessos das políticas públicas LGBTQIAP+ preta de Ribeirão Preto’
Para o presidente da ONG, o primeiro dia será voltado para “falar sobre as nossas vivências, nossas vidas, o que impactou, quantos os LGBTQIAP+ sofrem nas periferias. E vamos discutir também a questão do racismo e da LGBTfobia. Esse evento do dia 26 vem para a gente, um dar a mão para o outro, e nos acalentar junto com o outro na luta contra o racismo e a LGBTfobia”.
Data: 27/11
No domingo, dia 27, a programação conta com performances e shows de artistas locais. Para saber quais artistas participam do evento, acesse (clique aqui).
Artistas
O evento irá contar com artistas pretos da comunidade LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto, com presença de DJs, cantores, performance. Nesta edição, artistas negros locais serão priorizados. “Todos os artistas que vão se apresentar são negros porque é importante a gente frisar que nós vamos priorizar os corpos negros, por ser uma parada preta LGBTQIAP+. Nós queremos discutir o tema do racismo, nós temos o mês da consciência negra e é importante nós quebrarmos paradigmas e preconceitos, dentro também do próprio movimento negro”, informou a organização.
Para mais informações, acesse (clique aqui)