- Publicidade -
CotidianoParalisia de Bell: Entenda o que é a doença de Fernanda Gentil

Paralisia de Bell: Entenda o que é a doença de Fernanda Gentil

Fernanda Gentil compartilhou em suas redes sociais o diagnóstico de paralisia de Bell, condição que deixou parte do seu rosto sem movimentos

- Publicidade -

A jornalista Fernanda Gentil utilizou suas redes sociais para revelar que está com paralisia de Bell, uma condição caracterizada pela paralisia ou enfraquecimento temporário dos músculos da face.

Em um vídeo publicado em seu canal do YouTube, a apresentadora conta que, após o Carnaval, foi buscar seu filho, Gabriel, no aeroporto, e que enquanto abraça e beijava ele, sentiu a sua boca dormente – veja o vídeo abaixo.

- Publicidade -

Ainda de acordo com o relato, no dia seguinte, entre algumas reuniões de trabalho, Fernanda foi visitar os afilhados e enquanto beijava as crianças, sentiu novamente uma dormência nos lábios.

Isso está estranho, não é possível. Algum movimento que eu estou fazendo está me incomodando, me machucando

Fernanda Gentil, em vídeo publicado em sua conta do YouTube

Logo após o episódio, ela ligou para um médico, por chamada de vídeo, e junto com ele fez alguns exercícios para entender o que estava acontecendo.

Após o médico descartar um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Fernanda realizou alguns outros exames presenciais e foi diagnosticada com paralisia de Bell.

A condição da apresentadora foi a mesma que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna teve em 1984, antes da estreia na equipe Lotus.

O que é paralisia de Bell?

A paralisia de Bell é uma condição médica que afeta o nervo facial, provocando paralisia ou perda dos músculos de um lado do rosto. Isso faz com que a pessoa tenha dificuldade em realizar movimentos simples, como sorrir, mostrar os dentes, franzir a testa, fechar e abrir o olho etc.

- Publicidade -

Apesar de pouco conhecida, a doença é comum e pode afetar homens e mulheres, independente da idade.

O que causa a paralisia de Bell?

Não se sabe exatamente o que causa a paralisia de Bell, no entanto, acredita-se que ela apareça devido a infecções virais, como o herpes labial e o herpes zoster.

Doenças metabólicas, como diabetes mellitus, pré-eclâmpsia, acidente vascular cerebral (AVC), infecções virais como o vírus da influenza e outras doenças infecciosas também podem desencadear a paralisia.

O que fazer para evitar?

Por se tratar de uma infecção, não é possível evitar a paralisia de Bell. Ela está ligada a diversos tipos de vírus e não existe uma forma conhecida para prevenir essas doenças.

Qual o tratamento para a Paralisia de Bell?

O tratamento pode ser realizado com medicamentos como corticosteroides e antivirais. Fisioterapia também é aconselhada aos pacientes, para impedir que os músculos fiquem contraídos de forma permanente.

Em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia para descompressão do nervo facial. (Com o Jornal da USP)


SAIBA MAIS

Meteorologistas esperam até quatro frentes frias em SP; Veja quando

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quem é Luca Daffrè, suposto affair de Bianca Andrade?

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da Rede Globo, e auxiliou na cobertura da pandemia de Covid-19 e eleições de 2020.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -