Atualizada às 13h10
Uma passageira do transporte público caiu de um micro-ônibus enquanto o motorista realizava uma curva na avenida Heráclito Fontoura Sobral Pinto, na zona Sul de Ribeirão Preto.
A queda foi registrada por uma câmera de segurança na tarde da última quarta-feira (9), porém as imagens viralizaram somente nesta terça-feira (14). O vídeo mostra que a porta dianteira se abre parcialmente na curva, próximo a um terminal de embarque e desembarque. (veja o vídeo)[
Uma outra passageira, que também estaria no veículo, afirmou que uma das portas estaria quebrada e amarrada com um pedaço de arame.
Segundo um funcionário de um condomínio perto do local onde ocorreu a queda, a vítima teria sofrido ferimentos leves e foi socorrida por uma equipe do Samu.
A testemunha também afirmou que o motorista do micro-ônibus estaria em velocidade adequada na via, mas que haveria superlotação no veículo.
“Os ônibus estão vindo lotados, com uma grande quantidade de pessoas durante os horários de pico e trafegando com as portas abertas por conta da lotação”, disse.
Outro lado
O Consórcio PróUrbano informou, por meio de nota de imprensa, que a queda da passageira ocorreu por uma falha do motorista e que lamenta o caso.
“O fato ocorreu por falha humana e as medidas administrativas pertinentes já foram tomadas. O motorista responsável pelo evento passará por reciclagem e novo treinamento. O PróUrbano está acompanhando de perto a situação da passageira, assumindo a responsabilidade pelos danos e transtornos causados. Providências estão sendo adotadas para que fatos como este, ainda que absolutamente eventuais, não tornem a acontecer”, disse a nota.
Sobre as denúncias de superlotação e da porta quebrada, o consórcio ainda não se manifestou.
A Transerp informou, também por meio de nota, que realiza vistorias nos ônibus urbanos e que providências emergenciais seriam tomadas em relação à denúncia da porta com arame.
Sobre a queda da passageira, a empresa disse que irá apurar e tomar as providências legais, e ressaltou que “quando constata qualquer irregularidade no funcionamento do serviço, notifica o consórcio PróUrbano”.