O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, orientou os prefeitos a aplicarem apenas a primeira dose da vacina contra o coronavírus (covid-19) com o próximo lote de imunizantes que o governo federal irá distribuir. Os imunizantes estarão disponíveis apenas entre o final de fevereiro e começo de março – o ministro não precisou a data.
LEIA MAIS – Nogueira admite que suspendeu vacinação por falta de doses
Pazuello se reuniu com a Frende Nacional de Prefeitos (FNP), nesta sexta-feira (19). O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), participou do encontro por videoconferência. Segundo o ministro, o País receberá 4,7 milhões de doses entre as vacinas do Instituto Butantan e de Oxford.
De acordo com o ministro, todos os imunizantes da nova entrega serão destinadas apenas para a aplicação da primeira dose, para acelerar o processo de vacinação no Brasil. O ministério tem a expectativa de receber outras 21 milhões de doses da vacina do Butantan em março.
Além das vacinas, durante a reunião o ministro garantiu aos prefeitos que fará o pagamento dos leitos de UTI Covid-19 de janeiro a março neste período, estados e municípios arcaram com os custos dos leitos disponíveis em hospitais públicos.
Vacina para professores
No encontro desta manhã, o ministro também afirmou que fará uma adaptação no PNI (Plano Nacional de Imunização) para incluir profissionais da área da educação “o mais rápido possível” no grupo de prioritários. Isso deve acontecer até março.