Um estudo da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto precisa de voluntárias para uma pesquisa que vai avaliar o metabolismo de mulheres com obesidade na técnica mindful eating (comer de forma consciente) e da dieta mediterrânea, que privilegia alimentos frescos e naturais tradicionais do sul da Europa e do norte da África.
Para participar, as mulheres voluntárias precisam ter idade entre 30 e 55 anos com o IMC (Índice de Massa Corporal) entre 29 e 39,9 kg/m². As voluntárias não podem ser fumantes e nem portadoras de doenças crônicas como:
- doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, reumáticas, imunodepressoras, entre outras.
Além disso, as mulheres precisam ter disponibilidade para participar de encontros on-line semanais por 11 semanas e não podem ser praticantes de meditação ou que façam atividade física regular.
De acordo com o Jornal da USP, as candidatas selecionadas vão passar por uma avaliação física presencial na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas e serão divididas em dois grupos, no qual um contará com sessões on-line de mindful eating e o outro receberá orientação de dieta mediterrânea.
As interessadas devem fazer a pré-inscrição pela internet (clique aqui). O estudo é realizado pela médica e mestranda Camila Caetano de Souza, com orientação da professora Vivian Marques Miguel Suen.
Mais informações e pré-inscrição, os interessados podem ter pelo e-mail camilacaetanodesouza@usp.br
Veja como calcular o IMC
O IMC é utilizado para avaliar se a pessoa está no peso ideal em relação à altura. O cálculo é a divisão do peso da pessoa pela altura multiplicada pelo mesmo valor.