Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários para um estudo de tratamento da enxaqueca.
Os interessados devem ter idade entre 18 e 55 anos e, no mínimo, quatro crises de enxaqueca por mês nos últimos três meses.
Além disso, precisam ter disponibilidade de estar presencialmente uma vez por semana no campus da USP em Ribeirão Preto por três meses.
Depois da fase de tratamento, os voluntários ainda serão acompanhados mensalmente por quatro meses.
Como vai funcionar?
De acordo com a USP de Ribeirão Preto, os voluntários serão divididos aleatoriamente em três grupos, sendo que um deles será para educação terapêutica com orientações sobre o manejo da dor de cabeça e realização de alongamentos ativos e orientações gerais de qualidade de vida.
O segundo grupo será com técnicas de terapia manual para desativação de pontos gatilhos e alongamentos cervicais.
Já o terceiro grupo será multimodal e os participantes receberão tratamento com técnicas de relaxamento, alongamentos e liberação miofascial focadas nos músculos craniocervicais, além de um programa de exercícios para os músculos cervicais e educação em dor do paciente.
O estudo
O estudo busca mensurar o efeito da terapia manual associada a um programa de exercícios dos músculos cervicais e educação na dor dos pacientes.
O trabalho é realizado pela doutoranda Gabriella de Almeida Tolentino, com orientação da professora Débora Bevilaqua Grossi, ambas da FMRP.
Como se inscrever?
Os interessados pode fazer a inscrição clicando aqui ou também pelo site dtmcefaleia.fmrp.usp.br
Em caso de dúvidas, ainda pode mandar um e-mail para dtmcefaleia@fmrp.usp.br
LEIA MAIS – Covid-19: Novos casos da variante delta colocam São Paulo em alerta