A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta terça-feira (22) a operação Arcarius contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em Ribeirão Preto. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade, expedidos pela 5ª Vara Criminal da Justiça Estadual. Os locais, contudo, não foram divulgados.
A PF informou que atuou em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) na identificação de uma quadrilha que agiu até início do ano de 2019. “A forma de agir do grupo consistia na abertura de empresas de fachada com sócios ‘laranjas’, com a finalidade de criar um sistema financeiro empresarial destinado a disfarçar a origem dos recursos ilegais, bem como, possibilitar o seu uso por parte dos verdadeiros criminosos como se lícitos fossem”, disse a PF.
Na operação deflagrada nesta terça os investigadores buscam informações com objetivo de identificar os beneficiários do grupo criminoso e dos recursos de origem ilícita.
O crime de lavagem de dinheiro tem pena de três a dez anos de prisão e o de associação criminosa, de um a três anos de reclusão.