A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta quinta-feira (14) a operação Forja de Hefesto contra um suposto esquema de financiamento e exploração ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.
A 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima expediu quatro mandados de prisão e sete de busca e apreensão, que incluem alvos em Ribeirão Preto, além da capital Boa Vista (RR) e a cidade de Ariquemes (RO). Em Ribeirão, buscas foram realizadas em uma empresa.
Foram bloqueados mais de R$ 240 milhões de suspeitos de participação no esquema.
“As investigações identificaram transações financeiras relacionadas à venda de cassiterita extraída ilegalmente da Terra Indígena Yanomami para um dos maiores produtores mundiais de estanho. Apenas em um período de cinco meses no ano de 2021, mais de R$ 166 milhões de cassiterita teriam sido comprados”, afirma a PF.
A cassiterita é um minério conhecido como “ouro negro”, utilizado para produzir ligas como as folhas de flandres, usadas na fabricação de latas de alimentos, no acabamento de carros, na fabricação de vidros e tela de celulares.
No início de dezembro, o cantor Alexandre Pires e seu empresário, Matheus Possebon, foram alvos de operação semelhante da PF. À época, as defesas negaram o envolvimento de ambos.
O esquema
Segundo a PF (Polícia Federal), a operação Forja de Hefesto indicou que uma empresa deixaria de verificar a origem do mineral comprado, deliberadamente ou por negligência, e faria aquisições de uma mineradora com matriz em Rondônia e filial em Roraima, onde não há garimpos legais.
Na sequência, o mineral processado seria exportado e comprado por grandes multinacionais, inclusive por “big techs”.
“Outros suspeitos seriam responsáveis por maquinários em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami revenderiam a cassiterita extraída ilegalmente a intermediários responsáveis por ‘lavar’ o minério com o uso de empresas que possuem lavras regulares em outros estados”, disse a PF
Ainda conforme a polícia, a Justiça determinou a suspensão das atividades da mineradora, que possui mais de 150 processos minerários. A mineradora também ficou impedida de atuar em pesquisa e exploração de minérios.
LEIA MAIS
Defesa Civil emite alerta para altas temperaturas no estado de SP; Veja as máximas por região
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM