A PF (Polícia Federal) prendeu um suspeito em Ribeirão Preto durante a operação Leafdown, deflagrada nesta nesta terça-feira (30) para combater crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
Segundo a PF, em Ribeirão foi cumprido um mandado de busca e apreensão, com a prisão de uma pessoa pelo armazenamento de grande quantidade de arquivos de material de abuso sexual infantojuvenil. O bairro e nome do envolvido, contudo, não foram divulgados. No total, foram efetuadas 20 prisões em flagrante pelo país.
Ao todo, são 40 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
A PF informou que os investigados devem responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”
Polícia Federal
Leafdown
Ainda conforme a PF, o nome da operação, definido como Leafdown, faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil e disponibilização dos arquivos para outros criminosos, inclusive em outros países.
Veja a quantidade de mandados de busca e apreensão por estado:
- Amazonas – 1
- Mato Grosso – 2
- Mato Grosso do Sul – 2
- Minas Gerais – 1
- Pará – 1
- Paraná – 10
- Piauí – 1
- Rio de Janeiro – 3
- Rio Grande do Sul – 6
- Rondônia – 2
- Santa Catarina – 4
- São Paulo – 7
SAIBA MAIS
Morador de rua é assaltado por dupla com faca no Centro em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM