A região de Franca foi reclassificada para a fase laranja do Plano São Paulo. Esta região estava há duas semana na fase vermelha, a mais restritiva da quarentena da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
A atualização aconteceu nesta sexta-feira (19), em coletiva com o governador João Doria (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes. O governador declarou que uma nova reclassificação pode acontecer na próxima semana, seja para evoluir ou regredir de fase.
LEIA MAIS – Região de Ribeirão Preto fica na fase laranja do Plano SP
De acordo com o governo estadual, a diminuição na ocupação de leitos foi responsável pelo relaxamento das regras. Segundo o Plano São Paulo, 76,2% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid estão sendo utilizados na região.
“Região de Franca sobe já com o aumento de leitos que foi colocado. São cinco novos leitos instalados no AME. Tivemos um aumento importante também na Santa Casa de Franca, chegando a 18 leitos por cem mil habitantes, o que possibilita a região avançar de fase””, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços considerados não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está proibido.