Um bebê de um mês e cinco dias que se engasgou durante a amamentação foi salvo por policiais militares (PM) na tarde desta quinta-feira (28), no bairro Heitor Rigon, zona Norte de Ribeirão Preto.
Segundo a mãe Taís Mariano, de 25 anos, quando percebeu que a filha havia se engasgado, ligou para o 190. Ela foi orientada por telefone a fazer a manobra heimlich para desengasgo, mas não conseguiu sozinha.
VEJA TAMBÉM – PM salva recém-nascido engasgado com leite em Ribeirão Preto
“Estava desesperada. A viatura chegou muito rápido, e aí eu desci, o soldado Theodoro já estava lá embaixo, quando eu dei [a bebê] para ele, ela já estava desmaiada, desacordada. Ele fez o procedimento e trouxe ela de volta, foi onde ela chorou”, conta Tais.
O soldado Éder Theodoro, agiu rápido. “A mãe me deu a criança nos braços já desfalecida, fiz a manobra, efetuei três tapas nas costas da criança e ela chorou. Depois fiquei monitorando até a chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A menina e a mãe foram encaminhadas para a UPA Norte (Unidade de Pronto Atendimento). A criança passou por avaliação médica e passa bem.
O que fazer nestes casos?
Segundo a PM, as ocorrências envolvendo crianças engasgadas são comuns e é importante que os pais ou responsáveis aprendam a fazer o procedimento para uma eventual urgência.
“Quem passar por esse tipo de situação primeiramente manter a calma e tentar colocar a criança de bruço sobre o antebraço, com o braço levemente abaixado, com a cabeça da criança apontada para baixo levemente. E dar alguns tapas nas costas da criança de maneira que auxilie no desengasgo dela”, explica o tenente Fábio Guidoni.
O tenente também reforça a importância de entrar em contato com as equipes de socorro o mais rápido possível. Para esse tipo de atendimento, a população pode ligar para o 190 da PM ou também para o 193 do Corpo de Bombeiros. (Com Rádio CBN)