A Polícia Civil localizou, na manhã desta quinta-feira (15), o segundo suspeito envolvido no assassinato de um idoso em Ribeirão Preto. Trata-se de um menor de 17 anos, apontado pela polícia como o responsável pelos disparos contra Osvaldo Luiz Gomes Castanheira, de 68 anos. O crime foi ontem de manhã no bairro Eugênio Mendes Lopes, na zona Oeste da cidade.
Segundo o delegado César Augusto de França, titular da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), o adolescente foi encontrado em Pontal, cidade onde vive sua mãe. Na casa dela, nada de ilícito foi encontrado, no entanto, a camisa que teria sido usada no dia do crime pelo menor, foi achada no apartamento que ele estava ficando em Ribeirão. Ele foi levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro, onde prestou depoimento.
“O menor fala que eles estavam na espreita ali no bairro tentando fazer uma vítima e tinha conhecimento do trajeto desse senhor, então resolveram fazer o assalto. Eles são criminosos, não são jovens. Eles são do mundo do crime, já puxou Fundação Casa, o outro tem roubo que é um arrastão ocorrido em junho aqui em Ribeirão. Eles estavam na espreita de assaltar alguém, fazer dinheiro e vivem do crime”, disse Augusto.
O crime que é investigado como latrocínio, roubo tentado seguido de morte, foi flagrado por câmeras de segurança. O vídeo obtido pela reportagem do acidadeon [veja abaixo] mostra o momento em que o idoso chega em casa de moto e é abordado pela dupla que está em uma bicicleta motorizada, apreendida pela polícia. Depois é possível ver a moto avançando sobre o portão, quando um deles atira e o idoso cai na calçada.
“Na realidade a vitima tentou por em ponto morto a moto e ele não consegue. Quando ele tira a moto da embreagem, a moto vai para frente, bate no portão e o veículo tomba sobre a bicicleta, então o menor achou que era uma reação da vítima, por isso que ele baleou o idoso” disse. O delegado falou ainda sobre o histórico da dupla. “O individuo que sai armado logo de manhãzinha para fazer assalto está valendo tudo. Se a vitima esboçar qualquer tipo de reação, morre, não tem pena de ninguém”, conclui.
O outro suspeito, de 22 anos, foi preso na noite desta quarta-feira (14) pelo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). O delegado afirmou que em seu interrogatório, ele não quis se pronunciar e só vai se manifestar em juízo. Ele deve ser encaminhado à penitenciária assim que passar por audiência de custódia. Já o menor, deverá ser transferido para Fundação Casa. A arma usada no crime ainda não foi localizada.