A Policia Civil com apoio da CPFL Paulista, deflagrou nesta quarta-feira (4) uma operação contra fraude e furto de energia elétrica em Ribeirão Preto.
Durante a ação, um suspeito foi preso e cerca de 30 medidores de energia furtados da CPFL em Sertãozinho foram recuperados, além de lacres de instalações, ramais de serviço e ferramentas utilizadas nas fraudes.
A CPFL informou em nota que foram mais de oito meses de investigações para chegar até a quadrilha. A suspeita é que ao menos 50 clientes residenciais e comerciais integrem a rede que fraudava e furtava energia na região de Ribeirão.
A empresa afirmou que tem intensificado a fiscalização contra este tipo de delito em todos os municípios atendidos, com o uso de novas tecnologias para o monitoramento e análise.´
Também disse que o trabalho é feito com o apoio dos órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.
Fazer “gato” dá cadeia
Quem for flagrado furtando ou fraudando a energia elétrica, o chamado “gato”, pode ficar de um ano a quatro anos na cadeia.
Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.
Como denunciar
A população pode denunciar suspeitas de “gato” na rede de energia por meio por meio dos canais da concessionária:
– Via aplicativo CPFL Energia,
– Site: cpfl.com.br/fraude (clique aqui)
– E-mail denunciafraude@cpfl.com.br.