Uma operação da Polícia Civil do Estado do Piauí contra uma quadrilha suspeita de fraudar inventário tem alvos em Ribeirão Preto.
Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão, oito de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de bens, segundo a polícia, que deflagrou a Operação Inventário nesta quarta-feira (26).
Um casal foi levado para a Deic ( Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Ribeirão.
Ainda conforme a polícia do Piauí, são alvos dessa fase empresários, advogados e servidores públicos suspeitos de crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
Em 2020, a Polícia Civil informou ter sido notificada sobre uma possível fraude em um processo de inventário protocolado na Comarca de Demerval Lobão (PI).
“Usando documentos falsos e narrando fatos inexistentes, advogados ingressaram com ação de inventário fraudulenta, na comarca de Demerval Lobão, para alcançar o patrimônio de um cidadão falecido no estado do Paraná. Após o início da investigação, a Polícia Civil identificou que o mesmo grupo estava envolvido em tentativas de fraude de execuções fiscais, homologação de acordos trabalhistas e outras ações judiciais, em outras comarcas, tudo com objetivo de violar o patrimônio de pessoas falecidas, levando o Poder Judiciário a erro”, disse a polícia, por meio de nota de imprensa.
As fraudes podem ter rendido aproximadamente R$ 2 milhões à quadrilha, de acordo com a polícia.
A ação policial conta com apoio das polícias civis dos estados de São Paulo, Paraná e Paraíba e suporte do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Novos inquéritos ainda deverão ser instaurados para investigar a suspeita de novas fraudes com a mesma forma de atuação.
A investigação estão sob responsabilidade dos delegados Matheus Zanatta, Anchieta Nery e Yan Brayner, da polícia do Piuaí.