A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), a operação “Uruca” contra o desvio de cargas, em Ribeirão Preto. A ação mirou um grupo acusado de simular o assalto de 32 toneladas de alumínio, em 2019.
Ao todo foram cumpridos três mandados de prisão temporária e quatro de busca domiciliar. Além de Ribeirão Preto, as diligências também foram feitas em Pelotas-RS e Uberaba-MG.
O crime
Segundo a Polícia Civil, um caminheiro encabeçou a simulação de um assalto de 32 toneladas de alumínio, em 22 de julho de 2019. A carga havia saído de Paranaíba-MS e tinha como destino Monte Mor-SP.
Na ocasião, o suspeito alegou que a havia sido roubado em Uchoa-SP, após supostamente ter permanecido por horas em poder de criminosos. Ele contou ter sido abandonado com o veículo nas proximidades do Rodoanel.
Porém, no dia seguinte, o caminhão sofreu um acidente em Ribeirão Preto, ocasião na qual estava transportando a suposta carga roubada. Naquela oportunidade, o motorista fugiu do local sem ser identificado.
Contudo, após investigações iniciadas pela Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Ribeirão, os agentes confirmaram o falso roubo praticado pelo caminhoneiro, bem como a prática do estelionato e associação criminosa.
Em Ribeirão Preto, as diligências foram realizadas na rua Amélia Maria Conceição, no Jardim Paiva, zona Oeste. A polícia não informou, porém, se o endereço corresponde à residência do caminheiro.
A ocorrência foi apresentada à DIG (Delegacia de Investigações Gerais), no Centro.