O Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Seccold) investiga, em Ribeirão Preto, pessoas envolvidas no conhecido “golpe do número novo ou golpe do falso perfil”. A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (11).
Até o momento, foram efetuadas oito prisões temporárias, sete mandados de busca e apreensão, quebras dos sigilos telefônicos além do acesso integral ao conteúdo dos objetos apreendidos. Esta é a segunda fase da operação.
Na primeira fase, as investigações apontaram que alguns correntistas cederam ou alugaram suas contas bancária para saques ou transferências dos valores recebidos. Os suspeitos podem responder pelo crime de estelionato e associação criminosa.
Nesse tipo de golpe, o criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com parentes e amigos se passando pelo usuário fingindo que trocou de número e que o antigo deve ser apagado. Em seguida, começa a pedir dinheiro usando desculpas que justifiquem as transferências.
SAIBA MAIS
Cinema, troca de livros e contação de histórias: Sesi Ribeirão tem programação gratuita
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Por que o doce se chama brigadeiro?