O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, disse nesta terça-feira (30), que os dois Polos Covid da cidade têm 13 pacientes intubados e que necessitam do auxílio de respiradores mecânicos no tratamento contra o novo coronavírus (covid-19).
Essas pessoas aguardam liberação de vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospitais. Segundo o secretário, os pacientes têm recebido todo o tratamento necessário no combate da covid-19.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
“Quem está na UPA está sendo tratado. Nenhum [paciente] está sem oxigênio, sem tomar medicamento“, declarou. Scarpelini ainda afirmou que Ribeirão Preto ainda vive situação menos preocupante do que em outras cidades no País, onde pacientes aguardam por vagas até em ambulâncias.
“Felizmente não está acontecendo. Estamos contando com esforços de muita gente”, disse o secretário.
Nos dois Polos Covid – na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Treze de Maio e da UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) – são 93 pessoas internadas (incluindo os pacientes intubados).
“Esses pacientes estão em uma lista de espera e estão sendo tratados. Se a evoluir for favorável, podem ir para casa. Se se agravar, vão precisar ir para o hospital”, completa o secretário.