A prefeitura de Altinópolis, a na região de Ribeirão Preto, fechou a gruta de Itambé, ponto turístico e a única da cidade que é aberta para a visitação do público. Segundo a administração municipal existem 19 grutas na cidade e a maioria fica dentro de propriedades particulares.
A gruta de Itambé só será reaberta depois que um geólogo fizer uma vistoria e garantir que o local oferece segurança. A medida foi tomada por preocupação após o desabamento do teto de uma gruta que matou nove bombeiros civis que participavam de um treinamento no domingo (31).
Os corpos das vítimas foram enterrados nesta segunda-feira (1) sob forte comoção. Duas pessoas permanecem internadas no Hospital Santa Casa de Batatais e Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-UE).
O caso
No sábado (30), um grupo de bombeiros civis iniciou um treinamento na gruta Duas Bocas, em Altinópolis, cidade da região de Ribeirão Preto. Por volta da 1 horas da madrugada de domingo, parte do teto da caverna desabou, deixando 11 pessoas presas no escombros.
Após mais de 20 horas de uma operação de resgate complicada por ser um local de difícil acesso, o Corpo de Bombeiros contabilizou nove mortos e duas pessoas resgatadas com vida. O acesso à gruta foi interditado pela Defesa Civil.
O caso será investigado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A escola de treinamento afirmou que vai colaborar com as investigações e que está prestando apoio às famílias das vítimas.