- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de Ribeirão dá ordem de serviço para 'Guardiões da Cidade'

Prefeitura de Ribeirão dá ordem de serviço para ‘Guardiões da Cidade’

Cabeamento permitirá a interligação lógica de 102 câmeras de segurança, das quais 40 ficarão na região central e outras 62 nas entradas e saídas da cidade, informou a Prefeitura

- Publicidade -

Ideia é monitorar pontos importantes da cidade com câmeras (Foto: Prefeitura / CCS)

A Prefeitura de Ribeirão Preto deu, nesta quarta-feira (15), a ordem de serviço para instalação de cabeamento de fibra óptica para as câmeras de segurança do programa Guardiões da Cidade. A promessa é de julho de 2020 e começa a sair do papel agora.

- Publicidade -

O cabeamento permitirá a interligação lógica de 102 câmeras de segurança, das quais 40 ficarão na região central e outras 62 nas entradas e saídas da cidade, informou a Prefeitura. A assinatura da ordem de serviço foi feita em uma solenidade no Palácio Rio Branco, com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e do comando da Polícia Militar.

Os pontos onde estarão instaladas as câmeras serão encaminhados até a 1ª Cia. de Policiamento, na área central de Ribeirão Preto, pertencente ao 51º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que terá acesso a todas as imagens das câmeras. 
 
“Agregar tecnologia ao município é talvez uma das barreiras mitigadoras de maior eficácia dentre todas que nós temos disponíveis. A tecnologia traz uma sensação de onipresença, de vigilância constante. Estamos investindo em prevenção, com eficácia e o que há de mais moderno em termos de segurança pública no mundo”, defendeu o tenente-coronel Otávio Augusto de Lima Seminate, comandante do 51º Batalhão da Polícia Militar.

Guardiões da Cidade

O programa Guardiões da Cidade vai substituir as 24 antigas câmeras do programa Olhos de Águia, que estão fora de operação, e instalar 16 novos equipamentos em novos pontos estratégicos, como a confluência das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, Rui Barbosa e Tibiriçá, São José e Américo Brasiliense, cruzamentos da avenida Nove de Julho, entre outros locais. 
 
Segundo a Prefeitura, as câmeras serão integradas ao programa Detecta, software de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O sistema é capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cidadão ribeirão-pretano.

O programa permitirá que outras câmeras particulares (como de associações de bairros, por exemplo), desde que atendidos os requisitos técnicos mínimos, integrem o sistema, aumentando ainda mais a área de cobertura.

- Publicidade -
- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -