- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de Ribeirão inaugura Caps IV, mas já sinaliza obra em antiga UBDS

Prefeitura de Ribeirão inaugura Caps IV, mas já sinaliza obra em antiga UBDS

Centro de saúde mental de Ribeirão Preto passa a funcionar a partir desta segunda-feira (7) para atendimentos de urgência e emergência

- Publicidade -

 

Entrega parcial do Caps IV de Ribeirão Preto. Serviço funciona no antigo prédio da UBDS Central (Foto: Guilherme Sircili/CCS Ribeirão)
Entrega parcial do Caps IV de Ribeirão Preto. Serviço funciona no antigo prédio da UBDS Central (Foto: Guilherme Sircili/CCS Ribeirão)

A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta segunda-feira (7) a primeira etapa do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) IV, o centro de saúde mental, que passa a funcionar no prédio da antiga UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central. Contudo, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto afirmou que o centro ainda precisa passar por adequações para atingir outras duas etapas.

- Publicidade -

Na primeira fase, a unidade funcionará 24 horas, com foco em urgência e emergência psiquiátricas, e disponibilizará 20 leitos de observação, além de atendimento ambulatorial pós-alta com retorno do paciente agendado. Contudo, os pacientes deverão, primeiro, buscar atendimento nas unidades de pronto atendimento do município para que possam ser encaminhados para o local.

“O paciente em um primeiro momento, em crise, precisa passar por uma avaliação clínica. A partir dessa avaliação clínica, sendo descartada qualquer questão clínica que possa estar relacionada ao quadro psiquiátrico, ele vai ser diretamente regulado para o Caps IV”, explica o médico Marcus Vinícius dos Santos, coordenador da saúde mental de Ribeirão Preto, em entrevista à rádio CBN Ribeirão.

 

 

VEJA TAMBÉM
 

Cruzamento de Ribeirão Preto tem acidentes em série; Veja o vídeo
 

- Publicidade -

PAT de Ribeirão tem 60 vagas de emprego disponíveis; Veja como concorrer

 

 

“Se ele [paciente] necessitar de internação hospitalar, ele aguarda vaga no serviço, mas aguarda vaga em um serviço que está preparado para isso. Mas a gente acredita que a maioria dos casos vão ser resolvidos no próprio serviço [Caps IV], porque ele já vai iniciar o tratamento e não vai ficar aguardando a internação”, disse.
 

Outras fases
 

Já na segunda etapa, o centro passará a atender pessoas em situação de rua, o que só deve ocorrer a partir do primeiro semestre de 2023. A expectativa é que o projeto contemple o Consultório de Rua, no qual especialistas vão desenvolver ações integrais de saúde, conforme as necessidades da população em situação de rua.
 

A Secretaria da Saúde informa que será necessária uma obra no prédio para que ele fique adequado para implementação da terceira etapa do projeto, que prevê novos consultórios, mais leitos e a implantação do Caps IV AD (álcool e drogas).
 

No último mês de setembro, ao acidade on Ribeirão, a pasta já havia informado que deverá ser aberta uma licitação para realização da obra, avaliada inicialmente em R$ 700 mil. A previsão é que o projeto seja concluído até o final do ano que vem.

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -