- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de Ribeirão Preto ‘exclui’ raças de cães de programa de castração

Prefeitura de Ribeirão Preto ‘exclui’ raças de cães de programa de castração

Agendamento da castração será aberto neste sábado; De acordo com a Prefeitura, animais que têm focinhos curtos não podem passar pelo procedimento

- Publicidade -

 

Raças com focinho curto não podem passar pelo procedimento (Imagem: Pixabay)
Raças com focinho curto não podem passar pelo procedimento (Imagem: Pixabay)

A Prefeitura de Ribeirão Preto ‘excluiu’ as raças de cachorros com ‘focinhos achatados’ do programa de castração, que tem abertura de cadastramento neste sábado (4). O motivo é o tipo de anestesia que esse animais precisam.

- Publicidade -

Segundo informativo divulgado pelo Executivo Municipal, cães das raças pug, shih tzu, bulldog (inglês, francês, campeiro), pequinês, boxer e outros cães de focinho curto não estão contemplados na castração.

De acordo com a Prefeitura, a castração é para animais que não são braquiocefálicos – essas raças necessitam de anestesia inalatória. A clínica que venceu a licitação realizada pela Prefeitura não vai oferecer esse tipo de sedação. “A medida visa à segurança do animal e eficiência do procedimento”, informou a Prefeitura.

VEJA TAMBÉM
Saiba como fugir do bloqueio total da Anhanguera na região de Ribeirão

Cinema de Ribeirão realiza ‘Semana do Oscar’ com promoções
 

Inscrições

- Publicidade -

A Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abre neste sábado (4), o cadastro para interessados em castrar seus animais de estimação, cães (sem focinho achatado) e gatos, gratuitamente.

Será possível cadastrar até cinco animais por CPF. As inscrições serão realizadas nos dias 4, 5 e 11 de março, em três diferentes escolas municipais – são 454 vagas por dia. A prioridade é para pessoas que recebem até dois salários mínimos.

De acordo com a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Viviane Alexandre, são muitos os benefícios para realizar a castração dos animais, como a redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, como neoplasias e piometra (infecção uterina); redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a raiva e a leishmaniose; diminuição do abandono de animais devido a nascimentos indesejados, entre outros.

Cadastro

O cadastramento tem limite de 454 vagas em cada data, preenchidas por ordem de chegada, respeitada a prioridade para quem recebe até dois salários mínimos. Para se cadastrar, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar o original e cópia de RG e CPF ou CNH, comprovante de endereço recente (últimos 90 dias), comprovante de renda (holerite, cartão de benefício com o extrato do último mês). Mais informações pelo telefone da Divisão de Bem-Estar Animal: (16) 3628-2778.

Confira os locais e horários para realizar o cadastro:

–  04/03/2023, sábado, das 8h às 16h, na Cemei Dr. João Gilberto Sampaio, Rua Pindamonhangaba, 851, Vila Mariana.

– 05/03/2023, domingo, das 8h às 16h, na CEMEI Prof. Eduardo Romualdo de Souza na Rua Visconde de Inhomirim, 1001, Vila Virginia.

– 11/03/2023, sábado, das 8h às 16h, na EMEF Geralda de Sousa Espin, Rua Emygdio Rosseto, 296, Jardim Florestan Fernandes.

LEIA MAIS
Inscrições para concurso público do Banco do Brasil terminam nesta sexta

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -