A Prefeitura de Ribeirão Preto ‘excluiu’ as raças de cachorros com ‘focinhos achatados’ do programa de castração, que tem abertura de cadastramento neste sábado (4). O motivo é o tipo de anestesia que esse animais precisam.
Segundo informativo divulgado pelo Executivo Municipal, cães das raças pug, shih tzu, bulldog (inglês, francês, campeiro), pequinês, boxer e outros cães de focinho curto não estão contemplados na castração.
De acordo com a Prefeitura, a castração é para animais que não são braquiocefálicos – essas raças necessitam de anestesia inalatória. A clínica que venceu a licitação realizada pela Prefeitura não vai oferecer esse tipo de sedação. “A medida visa à segurança do animal e eficiência do procedimento”, informou a Prefeitura.
VEJA TAMBÉM
Saiba como fugir do bloqueio total da Anhanguera na região de Ribeirão
Cinema de Ribeirão realiza ‘Semana do Oscar’ com promoções
Inscrições
A Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abre neste sábado (4), o cadastro para interessados em castrar seus animais de estimação, cães (sem focinho achatado) e gatos, gratuitamente.
Será possível cadastrar até cinco animais por CPF. As inscrições serão realizadas nos dias 4, 5 e 11 de março, em três diferentes escolas municipais – são 454 vagas por dia. A prioridade é para pessoas que recebem até dois salários mínimos.
De acordo com a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Viviane Alexandre, são muitos os benefícios para realizar a castração dos animais, como a redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, como neoplasias e piometra (infecção uterina); redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a raiva e a leishmaniose; diminuição do abandono de animais devido a nascimentos indesejados, entre outros.
Cadastro
O cadastramento tem limite de 454 vagas em cada data, preenchidas por ordem de chegada, respeitada a prioridade para quem recebe até dois salários mínimos. Para se cadastrar, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar o original e cópia de RG e CPF ou CNH, comprovante de endereço recente (últimos 90 dias), comprovante de renda (holerite, cartão de benefício com o extrato do último mês). Mais informações pelo telefone da Divisão de Bem-Estar Animal: (16) 3628-2778.
Confira os locais e horários para realizar o cadastro:
– 04/03/2023, sábado, das 8h às 16h, na Cemei Dr. João Gilberto Sampaio, Rua Pindamonhangaba, 851, Vila Mariana.
– 05/03/2023, domingo, das 8h às 16h, na CEMEI Prof. Eduardo Romualdo de Souza na Rua Visconde de Inhomirim, 1001, Vila Virginia.
– 11/03/2023, sábado, das 8h às 16h, na EMEF Geralda de Sousa Espin, Rua Emygdio Rosseto, 296, Jardim Florestan Fernandes.
LEIA MAIS
Inscrições para concurso público do Banco do Brasil terminam nesta sexta