A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a revitalização e restauração da avenida Nove de Julho. A obra está estimada em R$ 21 milhões e os recursos são provenientes de financiamento firmado entre o município e a Caixa Econômica Federal.
Segundo a prefeitura, o projeto executivo da restauração da via está pronto e é prevista a recuperação do trecho entre a rua Amador Bueno e a avenida Independência, faixa onde a via é calçada com paralelepípedos – local é tombado com patrimônio histórico do município.
Administração Municipal informou que a licitação para as intervenções deve estar concluída em 120 dias. Se a previsão for cumprida, as obras começam no início de 2022.
“Vamos iniciar nossa tão esperada recuperação da avenida Nove de Julho. Com ela, iremos dar sequência ao programa Ribeirão Mobilidade em uma área de extrema importância para Ribeirão Preto”, disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Em comunicado, a prefeitura informou que será recuperado todo o pavimento, com a retirada e preservação dos paralelepípedos para implantação da base, com reforço em concreto, como é realizado nas obras dos corredores de ônibus.
Quando esta etapa for concluída, os paralelepípedos serão realocados no lugar do asfalto. Segundo a administração, esse trabalho permite manter a qualidade do pavimento por mais tempo de uso. A prefeitura ainda informa que o canteiro central será restaurado, preservando os mosaicos de pedras portuguesas e as árvores, que não serão retiradas.
Além disso, é prevista a instalação de equipamentos de acessibilidade nos cruzamentos e retornos da avenida, com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta indicando os pontos de espera e de travessia.
Subterrâneo
O projeto de revitalização da Nove de Julho também prevê a implantação de duas galerias de águas pluviais de grande porte, com todo o atual sistema de drenagem da avenida refeito.
O escoamento das galerias será pelas ruas São José e Marcondes Salgado até o córrego Retiro Saudoso, na avenida Francisco Junqueira.
De acordo com a prefeitura, este escoamento será importante também para auxiliar parte da drenagem das águas pluviais do Centro.
*CONTEÚDO ATUALIZADO ÀS 18H40 DO DIA 25 DE AGOSTO DE 2021