A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Educação, bateu o martelo na manhã desta segunda-feira (25) e definiu que a volta às aulas da rede municipal, mais especificamente para a classe infantil, acontecerá no dia 1° de março, com três modalidades diferentes de acompanhamento do ano letivo.
As escolas, no entanto, começarão a abrir as portas para o ensino fundamental e retomar os serviços gradualmente – inclusive aqueles direcionados às famílias carentes ou que tenham dúvidas sobre os novos protocolos – já no dia 8 de fevereiro.
De acordo com Felipe Elias Miguel, secretário da pasta, a cidade pretende dividir os estudantes em três grupos para cada sala, com revezamentos escalonados durante a semana e redução causada por esse sistema de 35% da turma.
O percentual, porém, só deverá ser cumprido se Ribeirão Preto continuar na fase laranja do Plano São Paulo, que controla o avanço da quarentena e dos casos notificados da covid-19. Caso avance para a amarela, a taxa sobe para até 50%.
As outras duas modalidades apresentadas no período da manhã dão conta de vertentes da primeira. Isto é: os responsáveis poderão optar pelo ensino totalmente on-line, sem obrigatoriedade de comparecimento presencial nas aulas, ou então em deixar os alunos fora do revezamento.
Essa última é voltada para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade, que necessitam da escola em períodos específicos, todos os dias da semana. As três, contudo, exigem o uso de máscara quando houver contato com outras pessoas, álcool gel e distanciamento social.