- Publicidade -
CotidianoPrimeiro dia do Enem 2021 terá a temida redação; Veja dicas

Primeiro dia do Enem 2021 terá a temida redação; Veja dicas

Nesta edição, o tema será o mesmo para o Enem impresso e para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão

- Publicidade -

Enem começa neste domingo (21) (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, neste domingo (21), os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

- Publicidade -

Ir bem na redação pode ser um diferencial para o candidato. Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza todos os anos, conforme previsto no edital do exame, uma cartilha com os detalhes da correção. Ainda não foi disponibilizada a cartilha do Enem 2021. Documentos de anos anteriores, com exemplos de redações que receberam a nota máxima, 1 mil, estão disponíveis na página da autarquia. 

Dicas  

Conhecer as provas de redação anteriores pode ajudar os candidatos, segundo o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão. “Os temas de redação geralmente são cíclicos. Ou vão trazer questões de inclusão ou questões sobre cidadania e ética. Podem falar de comportamento, de sociedade da informação, esses temas macros sempre são previstos pensando numa realidade brasileira”.

Como os candidatos precisam, além de ter um conhecimento mínimo sobre o assunto, fazer uma proposta de intervenção, a dica é buscar referências que ajudem a embasar o texto. Podem ser músicas, filmes, livros, notícias e documentos como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário. “Fazer grupo de estudo, compartilhar com colegas o que cada um andou lendo, ver os principais temas, escrever. Pegar alguns temas e refazer a redação, não só para treinar a parte cognitiva, mas para treinar o tempo”.

- Publicidade -

No dia da prova, de acordo com o professor, o ideal é reservar uma hora para fazer a redação. Isso pode ser feito logo no começo, quando o candidato está mais descansado. A dica é antes mesmo de ler os textos de apoio, ver, no final do enunciado, qual é o tema da redação. Assim, quando o estudante ler os textos de apoio, já saberá sobre o que precisará escrever e poderá destacar elementos que o ajudem na produção do próprio texto.

O estudante terá à disposição uma folha de rascunho, mas somente o que estiver escrito em caneta preta na folha de redação será considerado na correção. “É importante fazer o treinamento para a gestão do tempo”, recomenda Beltrão. 

 
Motivos para nota zero na redação:

– fuga total ao tema;
– não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
– extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;
– cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;
– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
– números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;
– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
– assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
– texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e
– texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.
 

Cronograma do Enem 2021: 

– Provas: 21 e 28 de novembro
– 21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
– 28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
– Abertura dos portões: 12h
– Fechamento dos portões: 13h
– Início das provas: 13h30
– Término das provas 1º dia: 19h
– Término das provas 2º dia: 18h30
– Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022 
 

Prova do Enem (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -