Fernando de Queiroz Cunha, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é o professor mais citado do Brasil na área de imunologia e o segundo mais citado na medicina em artigos científicos. Os dados foram divulgados pela segunda edição do ranking de melhores cientistas em diversas áreas do conhecimento, da plataforma acadêmica research.com.
Segundo o jornal da USP, a posição de cada pesquisador é baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente o número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada. “As informações foram coletadas em dezembro de 2022 e, para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef”, informou a USP.
“Essa é uma conquista que não é só minha, mas de todo o grupo que trabalha com pesquisas básica e clínica. O mérito é de todos, inclusive da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que nos dá total apoio, suporte e estrutura. Ter um reconhecimento mundial como esse é a prova de que vale a pena investir na ciência”, disse o professor em entrevista ao Jornal da USP.
VEJA TAMBÉM
USP está entre as 100 melhores universidades do mundo
USP abre concurso público com vagas em Ribeirão e salários de R$ 5 mil
Atualmente, professor Fernando de Queiroz Cunha coordena o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com sede na FMRP.
Segundo a research.com, a iniciativa é para “inspirar acadêmicos, empresas e órgãos administrativos em todo o mundo a examinar para onde os principais especialistas estão indo e fornecer uma ferramenta para que toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo, em diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa”.
(por Robert Siqueira para o Jornal da USP)