Um professor da escola estadual José Lima Pedreira de Freitas, localizada na Vila Virgínia, zona Oeste de Ribeirão Preto, lançou uma campanha de doação de equipamentos eletrônicos usados para alunos carentes.
De acordo com o professor de história Felipe Souza, alguns alunos deixaram de participar das aulas remotas, implantadas no início da pandemia. O sistema foi adotado por conta das restrições para contenção da covid-19 e continuou, mesmo com a liberação das aulas presenciais na rede estadual, já que o comparecimento não é obrigatório.
Felipe conta que alguns estudantes não conseguiram ter acesso às plataforma de ensino à distância, disponibilizadas pela rede estadual. “Eu perdi vários alunos por conta da pandemia. Eles simplesmente deixaram de fazer as atividades online”, afirma.
Ele explica que as atividades são disponibilizadas em plataformas como Centro de Mídias (YouTube), Google Classroom e também em grupos de WhatsApp, para facilitar na comunicação com os estudantes. Ele mesmo criou um canal no YouTube com os resumos das aulas.
“Então, temos toda uma rede de apoio online e que os alunos estão sem ter contato com ela. Sem saber o que rola ali, por conta da falta de aparelho e por falta de internet”, complementa. “Então ficamos sem contato até, porque alguns não tem computador, celular ou tablet. Fica muito difícil”.
Evasão escolar
De acordo com a coordenadora da escola, Carla Diniz, em algumas turmas a evasão chegou a 50% dos aluno, que deixaram de participar das atividades propostas pelos professores durante a pandemia.
“Foi muito difícil e está sendo muito difícil. A crise financeira afetou muito nossa sociedade”, lamenta a coordenadora. “Temos necessidade de ajudar nossos alunos”, afirma Carla. A escola atende alunos do ensino fundamental I e II e ensino médio.
Interessados em conhecer o projeto, podem entrar em contato com a escola pelo telefone (16) 3637-3646.
Pela TV
Em contato com a reportagem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que os alunos que não contam com dispositivos móveis, como aparelhos de celular e tablets, ou computadores, podem ter acesso às aulas em dois canais de TV Digital aberta: a TV Univesp e a TV Educação.
Além disso, a pasta informou que disponibilizou 500 mil chips de internet para os estudantes por meio do programa Além da Escola e que as unidades de ensino distribuem o material impresso aos alunos que têm dificuldades em acompanhar as aulas pelo Centro de Mídias.