O influenciador Igor Fernando Palácio foi preso neste domingo (4), em São Paulo, pela suspeita de fazer parte de uma quadrilha que aplicava golpes bancários na região de Ribeirão Preto.
Nas redes sociais, o homem que possui mais de 200 mil seguidores, exibia uma vida de luxo com viagens internacionais, motos e jet-skis.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso do qual Igor fazia parte movimentou mais de R$ 1 milhão em dois anos. Em Cravinhos, cidades na região de Ribeirão Preto, pelo menos três golpes foram aplicados.
Além do influenciador, Daniel dos Santos Lima e outras duas pessoas que atuavam como laranjas já foram identificadas e são suspeitas de envolvimento no crime.
Como o golpe era aplicado?
Conforme as investigações da polícia, a quadrilha aplicava o golpe do falso funcionário de banco. Os envolvidos se aproximavam das vítimas e ofereciam ajuda para que utilizassem o caixa eletrônico.
Câmeras de segurança flagraram a ação dos criminosos em uma agência de Cravinhos. O crime aconteceu em 2022. Na ocasião, os criminosos levaram R$ 40 mil de um homem – veja o vídeo abaixo.
“As principais vítimas que identificamos são pessoas idosas. Eles se aproximam e ali, com alguma engenharia social, conseguem fazer com que essas pessoas acabem fornecendo ou digitando informações que são confidencias”, explicou o delegado.
Quadrilha agia em cidades do interior paulista
A investigação ainda mostrou que a quadrilha estaria saindo da capital para aplicar os golpes em cidades do interior paulista.
A polícia teve acesso a uma troca de mensagens entre Daniel e outro suspeito, onde ele dizia que ‘o setorzinho é gostoso’, fazendo referência a cidades consideradas ‘alvos fáceis’ pelos criminosos.
“Mas se for ligeiro dá pra acertar uma em Ribeirão e voltar batendo que é certeza que vai acertar nas outras cidades né, que é Cravinhos, Porto Ferreira, Leme, Araras, Rio Claro… esse setorzinho é gostoso mano”.
O que diz o outro lado?
A defesa de Igor Fernando Palácio e Daniel dos Santos Lima não foi identificada até o momento.
O Banco do Brasil, agência que aparece no vídeo onde a quadrilha aplicou o golpe, disse que investe em ações de conscientização de golpes financeiros e que esta a disposição dos clientes em seus canais de comunicação.
*Com informações da EPTV
SAIBA MAIS
Rotatória da Castelo Branco é interditada por cinco dias para obras em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM