A Operação Mendoza Wine Stream, da Receita Federal, apreendeu 33 mil garrafas de vinho em Ribeirão Preto, nesta segunda-feira (31). A operação aconteceu em cinco estabelecimentos que vendem bebidas em Ribeirão Preto, incluindo o Distrito de Bonfim Paulista, e tem o objetivo de combater a venda de vinhos que entraram irregularmente no Brasil.
De acordo com balanço divulgado pela equipe de Vigilância e Repressão Aduaneira da Delegacia da Receita Federal em Ribeirão Preto as mercadorias foram apreendidas e retidas para conferência. A soma dos valores dos produtos chega a R$ 1,7 milhão.
Receita realiza operação em Ribeirão para coibir o contrabando de vinhos
Ribeirão Preto tem manifestação na rodovia Anhanguera? Entenda
“Foram lavrados termos de retenção/apreensão nos respectivos estabelecimentos e entregues cópias aos proprietários”, informou a Receita Federal em comunicado.
A partir de agora, os comerciantes terão o prazo de 24 horas para entrega de notas fiscais para comprovar a regularidade dos produtos. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados pelo órgão.
Após este prazo, caso os empresários não consigam comprovar a origem dos produtos, será formalizada a pena de perdimento das mercadorias e, ao final do trâmite administrativo, as garrafas poderão ser destinadas a leilão ou destruídas.