O autor de um incêndio que aconteceu há uma semana, em Mombuca, na zona rural de Guatapará, ainda não foi identificado pela Polícia. (Veja o vídeo acima)
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o suspeito para o carro na estrada de terra e ateia fogo no capim. Em poucos segundos as chamas se alastram e a pessoa vai embora.
Segundo a Prefeitura, o incêndio atingiu uma área de um hectare e meio de pasto, o equivalente a 15 mil metros quadrados. Por sorte, os moradores da região conseguiram conter o fogo que estava avançando em direção às casas e áreas verdes.
Atear fogo em vegetação é crime
O advogado e professor de direito da USP de Ribeirão Preto, Daniel Pacheco, explica que a pessoa que for flagrada colocando fogo em matas pode pegar até 4 anos de prisão. Se o incêndio não foi proposital, a pena cai para dois anos.
“Além da responsabilização penal, pode haver outros crimes como homicídio – se alguém morrer no incêndio e lesão corporal – se alguém ficar ferido”, ressalta.
Há possibilidade também de responsabilização civil, se houver prejuízo patrimonial desde casas incendiadas à morte de gado. O autor pode ser condenado a ressarcir esse dano, que pode chegar a uma cifra astronômica dependendo do incêndio. (Com EPTV)