Internautas registraram uma nuvem de poeira, terra e poluentes sobre a região de Ribeirão Preto na manhã desta quarta-feira (8). A situação começou por volta das 10h e foi registrada em cidades da região, como Ribeirão Preto, Sertãozinho, Monte Alto, Pitangueiras e Dumont.
LEIA MAIS – Frente fria está a caminho, mas pode não chover na nossa região; Entenda
Ribeirão Preto enfrenta mais um dia com qualidade de ar “muito ruim”, de acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Segundo o órgão, a estação meteorológica, localizada no parque Maurílio Biagi, registrou índice 138 do poluente MP2,5, que são as partículas inaláveis finas. O índice vai até 200 e, caso ultrapasse esse número, a qualidade do ar é considerada “péssima”.
Isso quer dizer que pode haver agravamento dos sintomas de doenças respiratórias em crianças, pessoas com doenças pulmonares e cardiovasculares. E a apresentação de sintomas em pessoas sem essas comorbidades.
Por isso, a Cetesb recomenda que a população evite esforço pesado ao ar livre.
Calor e tempo seco
Ribeirão Preto continua com tempo quente e abafado e as temperaturas podem chegar aos 38°C, nesta quarta-feira, segundo a Somar Meteorologia.
Os meteorologistas apontam que a massa de ar seco que predomina a região e ventos quentes que vem do interior do país, podem elevar ainda mais a sensação térmica. A umidade relativa do ar pode cair para menos de 20%, estado crítico que é considerado clima de deserto.