Uma fêmea de macaco-prego atropelada no dia 6 de novembro, na rodovia José Pizarro (SP-305), em Monte Alto, recebeu alta nesta quarta-feira (17) depois de onze dias de internação em uma instituição que cuida de animais silvestres na cidade.
Batizada de Aurora, ela foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Assis, órgão ligado ao IBAMA. Segundo a Prefeitura da cidade, o local fará uma avaliação e posteriormente tentará encontrar um novo lar para o animal.
Durante esse período, Aurora foi submetida a uma cirurgia no fêmur fraturado e foi necessária a implantação de uma placa. A equipe identificou também que Aurora estava penha no momento do acidente, e por conta do impacto, acabou perdendo o filhote.
Agradecimentos
O macaco-prego foi encontrado ferido na pista pelo professor João Maurício Tavares Júnior. Em um vídeo [veja abaixo] gravado nesta quarta-feira (17), ele agradeceu a todos que participaram do atendimento e salvaram o animal. Ela foi resgatada por uma equipe da brigada de incêndios de Monte Alto.
“Não foi um final mais adequado, mas foi um final feliz porque ela não morreu. Dificilmente ela vai voltar para a natureza por ser uma macaco-prego, um macaco de grupo. E outra coisa, ela tem uma placa [no fêmur] e ela é uma presa [na natureza]. Se uma onça comer ela, por exemplo, fica ruim para a onça”, disse Tavares.