A vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) em Ribeirão Preto é 50% mais lenta do que na cidade mais avançada no Estado de São Paulo. De acordo com ranking divulgado pelo governo estadual, nesta sexta-feira (12), o município com o melhor desempenho é São Caetano do Sul, que já vacinou 8% da população.
LEIA MAIS – No ritmo atual, vacinar toda a população vai levar 612 dias
Com base nos mesmos parâmetros utilizados pela secretaria estadual da Saúde, que utilizou dados disponíveis no Vacinômetro e a estimativa da população conforme a Fundação Seade, apenas 3,5% da população de Ribeirão Preto foi vacinada até o momento.
A proporção de ribeirão-pretanos vacinados sobe para 3,8%, se for considerada a estimativa da população do IBGE e o número de vacinados conforme a secretaria da Saúde. As cidades mais populosas entre aquelas com melhor desempenho são Santos, com 5,8% da população vacinada e São José do Rio Preto, que já imunizou 5,7% da população.
Na região, Barretos é a cidade que apresentou o melhor ritmo de vacinação até o momento – a quarta cidade no ranking estadual – com 6,3% da população já imunizada, ao menos, com a primeira dose.
De acordo com a secretaria municipal da Saúde, Ribeirão Preto ainda aguarda a chegada de novas doses da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) para retomar a vacinação dos trabalhadores da saúde, o que contribuirá para o aumento da cobertura vacinal.
Além disso, a pasta declarou que 70% do público-alvo da vacina contra a covid-19, determinada pela secretaria estadual da Saúde, já foi imunizada.
LEIA MAIS – Cidade na região de Ribeirão é a 4ª que mais vacina em SP