A falta d’água no Centro e no Alto do Ipiranga, na zona Oeste de Ribeirão Preto, tem tirado o sossego de quem mora ou trabalha nessas regiões.
Ao ACidade ON, um comerciante e um morador se queixaram de intermitências nas redes de abastecimento do Daerp. As denúncias foram encaminhadas ao WhatsApp da redação: (16) 99117-7802.
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
Segundo o comerciante, que trabalha em uma loja na rua General Osório e pediu para não ser identificado, o problema começou no início deste mês. De acordo com ele, a água captada pela rua não está sendo suficiente para a demanda diária do estabelecimento.
“O pessoal [do Daerp] veio ontem [segunda-feira, 16 de agosto], e até tirou o relógio do cavalete de água. Segundo eles, ainda estão tentando encontrar o problema. Liguei no 0800 [do Daerp] e ninguém tem um prazo para o retorno”, contou.
Já o operador de produção Aruanã Morelli, que mora na travessa Leila, no Alto do Ipiranga, relatou que o abastecimento é cortado no período da manhã e só retorna ao final do dia, afetando todos as residências daquela região. Aos finais de semana, a falta d’água é ainda mais duradoura, conforme Morelli.
“Mudei para cá faz um mês, e os vizinhos sempre relataram esse problema. A água acaba por volta das 8h e só volta depois das 22h. Finais e semana são todos [sem água]. Meio de semana o problema ocorre em dias alternados. Hoje mesmo [terça, 17], ficamos sem água”, disse.
“A gente liga lá [ouvidoria do Daerp] e as atendentes ou dizem que não sabem do problema, ou que não têm nenhum prazo para a água voltar”, completou.
Outro lado
O Daerp informou, por meio de nota, que tem atuado para a normalização do abastecimento em ambos as regiões.
“Com relação ao Centro, informamos que equipes estão trabalhando para regularização do fornecimento de água, realizando substituições nas tubulações que são muito antigas, o que causam vazamentos visíveis e ocultos”, explicou.
A autarquia ainda disse que novas obras serão feitas e se comprometeu a avisar à população sobre os reparos. “[As obras são] um trabalho em conjunto com a Transerp, com as sinalizações devidas, devido ao tráfego intenso na região”, declarou.
Já em relação à denúncia no Alto do Ipiranga, o Daerp disse que equipes já estiveram no local para a realização de testes da pressão da água. Os servidores seguem atuando para o abastecimento seja normalizado, de acordo com a autarquia.
Queixas sobre a falta d’água podem ser registradas na ouvidoria do Daerp: 0800 1150115.