O programa ‘Guardiões da Cidade’, novo circuito de câmeras que fará o monitoramento na região central de Ribeirão Preto, ainda está em fase de testes e não tem previsão de ser inaugurado, informou nesta sexta-feira (3) a Prefeitura de Ribeirão Preto.
De acordo com o executivo, atualmente estão sendo debatidos detalhes do programa que substituirá as 24 antigas câmeras do programa ‘Olhos de Águia’, defasadas tecnologicamente, e contemplará outros 16 novos equipamentos, totalizando 40 câmeras para o monitoramento de pontos estratégicos no quadrilátero central.
VEJA TAMBÉM – Construção de viaduto causa nova interdição em Ribeirão Preto
Os equipamentos serão integrados ao programa Detecta, software de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). As câmeras geram dados dos eventos para encaminhamento ao Detecta, que integrará bancos de dados da Polícia Militar (PM).
No sistema haverá registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.
Quando estiver em operação, o ‘Guardiões da Cidade’, será capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança.